11 anos de Internet em Carinhanha: aonde chegamos?

Ainda de forma tímida, os carinhanhenses passaram a construir suas próprias páginas na internet, blogs, comunidades em redes sociais, etc. A cada dia, órgãos governamentais passavam a exigir que dados e informações fossem encaminhadas somente via internet.

Em abril de 1999, a internet chegou ao município de Carinhanha, ainda de forma discada (através do inesquecível modem). Naquele período, nem todos tinha acesso à internet. Isso só foi possível a partir de 2005, com surgimento do primeiro provedor de internet, via rádio, na cidade. A partir daí massificou-se o acesso à rede mundial de computadores. A internet, como tecnologia acessível a todos.

Ainda de forma tímida, os carinhanhenses passaram a construir suas próprias páginas na internet, blogs, comunidades em redes sociais, etc. A cada dia, órgãos governamentais passavam a exigir que dados e informações fossem encaminhadas somente via internet.

Em conversa com o Tecnólogo em Informática Jorge Messias de Brito, formado pela Faculdade (Prudente de Morares, em Itu, São Paulo), ele contou que seu primeiro contato com o computador deu-se no ano de 1993, como Digitador do Serviço de Obras Sociais de Sorocaba/SP, e de 1996 a 1998, como Programador de Computador na Editora L.A. Ltda, também na cidade de Sorocaba.

Em Carinhanha, Jorge foi testemunha ocular do processo de evolução da Informática nos últimos 23 anos. Operou os computadores PC-XT (sem HD, com unidade de disquete de 5.1/4”), PC-AT 286, PCAT 386, PC-AT 486, Pentium, e atualmente o Core i7. Conheceu a interface de “linha de comando” do sistema operacional MS-DOS da Microsoft, bem como aplicativos da época como o Lotus 123, WordStar e o Dbase, e ainda o navegador de internet NetScape, uma relíquia da época.

Como política pública municipal, nada foi feito, haja vista que: Com a chegada dos 28 laboratórios de informática para Carinhanha, e internet para 12 deles. Com a disponibilização do NTE12, de Guanambi, para capacitação dos professores da rede municipal de Carinhanha quanto ao uso das novas tecnologias na Educação. Com o vasto acervo pedagógico voltado à Inclusão Digital, disponibilizado pelos órgãos do Governo Federal à toda sociedade, ACREDITOU-SE QUE: Os professores absorvessem as novas exigências do processo ensino/aprendizagem, atualizando sua prática educadora. Que os alunos se tornassem pessoas mais críticas dado a facilidade de acesso à informação. Que a sociedade carinhanhense pudesse fiscalizar, com mais eficácia, a gestão pública municipal.

Nos últimos onze anos, pouco foi investido para que todos pudessem ter acesso a internet. Não se tem notícia de qualquer laboratório de informática que atualmente esteja sendo utilizado pelos alunos ou professores. A internet disponibilizada aos alunos, quando é utilizada, é restrita apenas à diretoria das escolas, o que é uma verdadeira irresponsabilidade. DESSA FORMA: Não obstante as novas tecnologias da informática e da informação terem criado novo padrão de vida na sociedade, pelo menos na Educação pública brasileira a impressão que se tem é que a Escola ainda está no século XIX, os alunos no século XX, e o Mercado de Trabalho no século XXI.

Os investimentos não chegaram às pessoas com pouco poder aquisitivo, locais públicos não disponibilizados sinal de WI-FI. Para o Técnico Glauber,a falta de investimento prejudica as pessoas. “É impossível viver sem internet hoje”, conta Glauber.

O representante do primeiro provedor de internet em Carinhanha, fala que mesmo com a demora da chegada da internet, Carinhanha tem uma das melhores internet da região disponibilizando 5 mega.

 

Redação www folhadovale.net 

Deixe seu comentário