Comissão presidida por Vitor Bonfim recebe Secretário de Desenvolvimento Rural

Na ocasião, o Deputado Vitor Bonfim ressaltou a necessidade da regularização fundiária rural, um problema que tem dificultado a vida de muitas baianos do interior do Estado, assim como o atual déficit de habitações no campo.

Vitor
Vitor

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, participou hoje da reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural, presidida pelo Deputado Vitor Bonfim. Na ocasião, Jerônimo apresentou o planejamento estratégico da pasta e deu encaminhamento a algumas solicitações apresentadas pelos deputados. A secretaria, recém criada pelo Governador Rui Costa, tem como objetivo principal  políticas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, com foco na agricultura familiar.

Como forma de promover ações efetivas que garantam a geração de emprego e renda, a secretaria tem buscado direcionar os seus esforços em torno de cadeias produtivas estratégicas, a exemplo da Caprinovinocultura, Mandiocultura, Cafeicultura, e a produção de Leite e Mel. O trabalho desenvolvido a partir de cadeias permite olhar o Estado como um todo, além de fazer com que a Bahia seja referência nestes segmentos, o que impacta diretamente na economia destas regiões.

Na ocasião, o Deputado Vitor Bonfim ressaltou a necessidade da regularização fundiária rural, um problema que tem dificultado a vida de muitas baianos do interior do Estado, assim como o atual déficit de habitações no campo. Bonfim propôs um amplo debate, envolvendo os diversos setores do Governo, em prol de ações concretas para o pleno desenvolvimento das comunidades rurais. Em resposta ao presidente, o secretário reafirmou a disposição de trabalhar em parceria com a Comissão para construção de um plano de ações voltado as reais necessidades do homem do campo, em especial o pequeno produtor.

Outro ponto levantado durante o encontro e que tem sido constantemente debatido pela comissão, é a universalização do abastecimento de água. O secretário garantiu que a questão figura entre as prioridades do atual governo , com foco principal na construção de adutoras, onde for possível, visando o abastecimento permanente, ao contrário do que acontece com os pontos para armazenamento, a exemplo das cisternas, totalmente dependentes do recolhimento de água das chuvas, além da abertura de aguadas e construção de barragens.

Por:Assessoria de Vitor Bonfim

Deixe seu comentário