Em confronto entre tradição e inovação, Fla-Flu do Sertão agita a final da 2º Divisão

Reeditando mais uma vez a versão baiana do famoso Clássico das Multidões do futebol carioca, Flamengo de Guanambi e Fluminense de Feira voltam a se enfrentar nesta temporada em duas partidas que decidem uma competição oficial, nos próximos domingos, dias 21 e 28 de junho.

As duas equipes se enfrentaram na primeira fase. Foto: Divulgação/FBF
As duas equipes se enfrentaram na primeira fase. Foto: Divulgação/FBF

Reeditando mais uma vez a versão baiana do famoso Clássico das Multidões do futebol carioca, Flamengo de Guanambi e Fluminense de Feira voltam a se enfrentar nesta temporada em duas partidas que decidem uma competição oficial, nos próximos domingos, dias 21 e 28 de junho. Pelas finais do Campeonato Baiano da Segunda Divisão, as equipes que garantiram o acesso a elite estadual festejam e justificam o seu protagonismo no atual cenário local, incrementando mais um capítulo nessa curta rivalidade que já tem um nome conhecido por toda a Bahia: Fla-Flu do Sertão.

 

Tradicional equipe da cidade de Feira de Santana, o Fluminense amargou dois anos inglórios para a sua história. Entretanto, na atual temporada, o Touro do Sertão conseguiu retornar a elite do futebol local após liderar toda a primeira fase da Segundona e fazer a alegria de sua apaixonada torcida. “Tenho resumido esse resultado em duas palavras: Determinação e profissionalismo. Estes foram fatores prepoderantes em todos os setores do clube para este acesso”, afirmou o presidente Gerinaldo Costa em entrevista ao Bahia Notícias. Para a primeira decisão do confronto, que será disputada no Estádio 2 de Julho, em Guanambi, o treinador Paulo Sales terá o retorno do lateral Neném e o zagueiro Igor, que vem de suspensão, além da possibilidade do atacante Dadal, que segue em tratamento para se recuperar a tempo da grande decisão. Mesmo sendo campeão baiano em 63 e 69, o Flu de Feira nunca conquistou o título da divisão de acesso baiana, com o vice-campeonato em 1999 sendo o mais alto posto do time tricolor na competição.

 

Enquanto o Fluminense retorna a primeira divisão, o Flamengo de Guanambi terá em 2016 a realização de um sonho que demorou três anos para se concretizar. Novato no cenário estadual, o Rubro-Negro do Centro-Sul bateu na trave em todas as suas participações pelo certame e agora finalmente conseguiu alcançar o acesso para a elite do Baianão. “O acesso era a nossa meta, mas todo mundo sonha em ser campeão. Então, já conversamos com o elenco e todo mundo está focado para a decisão”, afirmou o diretor de futebol Armando Filho, que garante foco total do elenco e da própria cidade na grande final. “São João já começou por aqui, mas todo mundo está focado e concentrado pro jogo, que é importante pra gente e pra toda a cidade”, reiterou. Entretanto, apesar da boa campanha, o Beija-Flor do Sertão não terá força máxima para as decisivas finais.  Atletas como os meias Carlinhos e Kaká, além do próprio treinador Mazola, já deixaram o clube e não atuarão nas decisões do certame contra o Flu de Feira. “Pretendemos renovar com grande parte dos atletas que fizeram a campanha conosco, mas só pensaremos nisso após a final”, garantiu o dirigente.

 

Em apenas dois confrontos entre as duas equipes, um empate e uma vitória do tricolor marcaram os únicos encontros válidos pelo Fla-Flu do Sertão e aumentaram a vantagem do time de Feira de Santana contra clubes inspirados no rubro-negro carioca. Em 1967, o Touro do Sertão enfrentou o novato Flamengo de Ilhéus, que em sua vida curta no profissionalismo foi goleado pelo rival por 5 a 0 no Joia da Princesa e empatou sem gols na cidade de Ilhéus. Mas, apesar do acesso conjunto dos dois times, o Fla-Flu do Sertão pode estar com os dias contados, pois o time de Guanambi repensa sobre a permanência do seu atual nome para a próxima temporada. “Iremos realizar uma pesquisa popular na cidade de Guanambi para saber se continuamos como Flamengo ou mudamos de nome. Sabemos que algumas pessoas têm essa crítica. O Fluminense (de Feira) tem uma marca formada por ser mais antigo e ter tradição, mas como só temos três anos, existe este conflito”, informa Armando Filho. Com grandes expectativas das duas equipes e muita festa de suas torcidas, Flamengo e Fluminense iniciam a decisão neste domingo (21), às 15h, no Estádio 2 de Julho.

Por: Edimário Duplat / Ulisses Gama

Deixe seu comentário