Estudantes IF Baiano de Guanambi contra os Cortes de Bolsonaro na Educação Brasileira

O IF Baiano terá corte de 30% no orçamento previsto para 2019. Para as ações de custeio, o corte chega a quase 40% em relação ao que está estabelecido pela Lei Orçamentária.

Reprodução

Os estudantes gravaram um vídeo contra o corte verbas do governo ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)-Campus Guanambi. Uma das estudantes inicia dizendo que o Governo Federal quer tirar o que é de direito, enquanto outra deixa claro que IF Baiano Campus Guanambi não aceita o corte na educação. “Lutaremos para reverter esse retrocesso”, diz outra estudante.

O IF Baiano terá corte de 30% no orçamento previsto para 2019. Para as ações de custeio, o corte chega a quase 40% em relação ao que está estabelecido pela Lei Orçamentária.

De acordo com o reitor do IF Baiano Aécio José Araújo Passos Duarte, para superar os cortes, a instituição deverá realizar uma revisão geral das ações que envolvem orçamento de custeio, tais como: reuniões, cursos de capacitação, eventos e viagens técnicas. Os contratos continuados, como os serviços de conservação e vigilância também deverão ser revisados, assim como os custos com as unidades educativas de produção deverão ser diminuídos.

Segundo o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Junior, o corte de verbas em todos as universidades e institutos trata-se de um “bloqueio” que foi feito “de forma preventiva” e “só sobre o segundo semestre”.

Apesar de ter dito que o bloqueio foi feito “de forma isonômica” para todas as universidades e institutos, Lima afirmou que está “estudando alguns parâmetros” para definir quais delas seriam “premiadas” com uma “redução menor do que as outras” ao longo do ano, “mas com ênfase no segundo semestre”.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário