O que fazer com os lixões de Carinhanha e Malhada?

O resultado desse trabalho está nesta reportagem que você conferi agora.

 

Lixão BR-030 em Julião-Malhada-Bahia.
Lixão BR-030 em Julião-Malhada-Bahia.

Orientado pela docente da Faculdade Guanambi, Lana Nóbrega, o graduando em jornalismo João Miguel, realizou um trabalho sobre os lixões de Carinhanha e Malhada, na Bahia. Durante 15 dias, o aluno visitou os dois lixões.

De acordo relatou o aluno  ao portal Folha do Vale,o lixo hospitalar, domestica e industrial não são separados e são descartados em qualquer lugar. O resultado desse trabalho você conferi nessa reportagem.

No Brasil cerca de 3.500 lixões ativos em todas as regiões brasileiras, número cujo significado é o descumprimento da lei por 60,7% dos municípios. O problema está distribuído por todo o País, quase sem exceções. Só no Nordeste a existência de lixões ainda é uma realidade em mais de 1.500 municípios.

A Lei 12.305, denominada de Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entrou em vigor em 3 de agosto de 2010, concedendo prazo até agosto de 2012 para os municípios apresentarem seus planos de gestão integrada de resíduos sólidos (art. 55) e até o último dia 2 de agosto de 2014 para o encerramento dos lixões (art. 54). A primeira data relativa à obrigatoriedade das prefeituras para a entrega dos planos já havia sido amplamente descumprida, portanto, difícil seria imaginar que a segunda seria contemplada com mais tranquilidade.

 

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário