Ponte da integração que interliga os municípios de Carinhanha e Malhada completa 5 anos no próximo sábado(28)

A princípio a ponte seria construída no antigo porto da Balsa, que sairia na Ilha de Malhada. O segundo projeto apontava próximo ao balneário Pontal.

Ponte da integração
Ponte da integração

A ponte Guimarães Rosa sobre o Rio São Francisco completa no próximo sábado, 28 de março, 5 anos de existência. A ponte liga o sudoeste ao oeste da Bahia e proporciona um dos mais belos cenários da região. O portal Folha do Vale foi ao entorno do equipamento e conversou com moradores e comerciantes.

A construção foi anunciada há mais de 50 anos pelo então deputado Vasco Neto. A princípio a ponte seria construída no antigo porto da Balsa, que sairia na Ilha de Malhada. O segundo projeto apontava próximo ao balneário Pontal.

No governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso teve inicio as obras, sendo concluída no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010, graças a uma emenda parlamentar coletiva.

No dia 28 de março de 2010, o então ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, governador Jaques Wagner e autoridades federal, estadual e municipal, inauguraram ponte Guimarães Rosa. A ponte foi à realização de um sonho antigo dos moradores da região. Com 1098 metros de extensão a ponte conta com duas faixas de tráfego, além do passeio lateral de cerca de 2,5 metros para pedestres e ciclistas.

Na época nove balsas faziam a travessia entre Carinhanha e Malhada, com trafego diário de aproximadamente 300 veículos. Com construção da ponte houve uma redução dos custos do transporte, tanto para pedestre quanto para veículos, além disso, a ponte trouxe um impulso no desenvolvimento, pois ligou a região ao norte de minas e ao centro do Brasil.

Marcos Francisco afirma que após a construção da ponte a vida em Carinhanha mudou para melhor. “Melhorou tudo. Houve avanço no comércio, mas o que piorou foi à segurança, pois com a ponte não investiram e reduziram o número de policiais”, diz.

 

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário