Prefeitura de Malhada realiza movimento em defesa do Combate ao Trabalho Infantil

“Estamos fazendo nossa parte, agora o povo precisa fazer a sua. Temos que denunciar os abusos contra crianças e adolescentes. Não podemos cruzar os braços”, comentou uma conselheira

Crianças, adolescentes, professores e pais de alunos, percorrem algumas várias ruas da cidade de Malhada, na última terça-feira, 12 de junho, no Dia Mundial em Combate ao Trabalho Infantil. O evento foi realizado pela Prefeitura de Malhada, através das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, com apoio do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente e Conselho Tutelar.

Os participantes lembraram que crianças e adolescentes ainda são exploradas no município e, os familiares precisam denunciar.  “Estamos fazendo nossa parte, agora o povo precisa fazer a sua. Temos que denunciar os abusos contra crianças e adolescentes. Não podemos cruzar os braços”, comentou uma conselheira.

A Coordenadora de Assistência Social Rose Ciríaco,afirmou que desde 2013, o país vem registrando aumento dos casos de trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos. Em 2015, ano da última pesquisa do IBGE, quase 80 mil crianças nessa faixa etária estavam trabalhando e, nas próximas pesquisas, quando elas estiverem mais velhas, podem promover o aumento do número de adolescentes que trabalham. Cerca de 60% delas vivem na área rural das regiões Norte e Nordeste.

A prática do trabalho infantil é um fenômeno antigo que se encontra arraigado com uma série de valores culturais bastante rígidos. Sendo assim, somente a continuidade de um movimento em defesa dos direitos da criança e do adolescente, por meio de uma ação nacional integrada, capaz de mobilizar toda a sociedade no combate ao trabalho precoce, será capaz de proteger a população infanto-juvenil contra qualquer tipo de negligência, exploração, violência, crueldade e opressão.

Por: Assessoria de Comunicação-Prefeitura de Malhada

Deixe seu comentário