Carinhanha: vereador afirma que contraiu Leishmaniose visceral

“Minha família contraiu o vírus da Leishmaniose visceral. Ninguém não faz nada? Quem vai cuidar da gente? Doente não cuida do outro, minha filha tem apenas três anos”, disse Falcão

Marcelo
Marcelo

Durante um pronunciamento na noite da última segunda-feira, 8 de outubro, o vereador Marcelo de Castro Falcão, Marcelo Falcão(PTN),afirmou que contraiu Leishmaniose visceral.Emocionado, o parlamentar disse que sua esposa e a filha também contraíram a doença. “Minha família contraiu o vírus da Leishmaniose visceral. Ninguém não faz nada? Quem vai cuidar da gente? Doente não cuida do outro, minha filha tem apenas 3 anos”, disse Falcão.

Na tarde desta terça-feira (9), Marcelo conversou com a reportagem do portal Folha do Vale e confirmou que contraiu a doença. A reportagem ele reafirmou que o exame foi realizado pelo Laboratório Hermes Pardini, em Belo Horizonte (MG). “Iniciei o tratamento há 13 dias, através da Secretaria Municipal Saúde. Ontem foi confirmado pelo mesmo laboratório que minha esposa e minha filha de três anos estão com Leishmaniose visceral”, disse Falcão.

Secretário de Saúde

O secretario de Saúde Avalcir Brito, confirmou que há 13 dias Marcelo iniciou o tratamento. “A esposa de Marcelo e sua filha serão avaliadas pelo o infectologista. Ele vai decidi qual é o melhor tratamento”, disse Brito.

Vigilância Epidemiologia

Procurado pelo portal Folha do Vale, Valternan Almeida Pereira, coordenador de Vigilância Epidemiologia, afirmou que o vereador e sua família estão recebendo todo suporte da secretaria de Saúde. “Assim como Marcelo, a família de Marcelo receberá todo suporte necessário. Quando confirmado casos de Leishmaniose na cidade, iniciamos o tratamento imediatamente”, comentou.

Dificuldade

Segundo Valternan, o animal só pode ser sacrificado depois de uma confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN, mas os agentes encontram dificuldades.

“Muitos proprietários de cães não permitem que o animal seja sacrificado, nesse caso precisa de uma autorização judicial”, disse ele.

Casos confirmados em Carinhanha

Casos confirmados e ainda sendo investigados são 12 registrados de janeiro até setembro. Desses 6 foram identificados em Guanambi. “Sabemos que os pacientes são de Carinhanha”, completou.

Médico Veterinário

O médico veterinário Marcos Uriel, responsável pelo setor ressaltou que os proprietários precisam colaborar. “O importante que eles [proprietários] providenciem coleiras e repelentes”, disse Marcos.

Morte

Em junho deste ano, uma adolescente morreu vítima Leishmaniose no Hospital Regional de Guanambi (HRG).

Doença

A Leishmaniose Visceral, conhecida também como Calazar, é uma doença preocupante no Brasil. Ela é causada pelo protozoário parasita Leishmania, que é transmitida pela picada de mosquitos-palha infectados. A doença pode afetar além de cachorros, outros animais e pessoas.

Os sintoma do Calazar são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos. Por ser transmitida de animais para pessoas, é uma doença muito preocupante.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário