Ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha será transferido para o presídio Bangu 8 no Rio

Cunha está preso no Paraná há 31 meses. E desde a sexta-feira tem a companhia do ex-ministro José Dirceu em sua cela.


Foto: Geraldo Bubniak / Agência O Globo

Autorizado a cumprir pena no Rio, o ex-presidente da Câmara,Eduardo Cunha , será levado para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, conhecida como Bangu 8 , quando chegar ao estado. A unidade, localizada no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste da cidade, abriga detentos da Operação Lava-Jato e outros com Ensino Superior completo. E lá que está, por exemplo, o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. Em Bangu 8 reúne, atualmente, 103 presos. O presídio tem capacidade para 154.

Eduardo Cunha está preso atualmente  Complexo Médico-Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Sua vinda para o Rio foi autorizada pelo juiz Rafael Estrela, titular da Vara de Execuções Penais do estado, e também pela Justiça Federal. A transferência do ex-presidente da Câmara será feita pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio, mas ainda não há previsão para que ela ocorra. A pasta aguarda a documentação necessária para o procedimento.

Fontes da Seap ouvidas pelo GLOBO afirmaram que, para agilizar sua vinda para o Rio, Cunha poderá arcar com os custos da passagem de avião e dos agentes penitenciários que irão escoltá-lo até o estado. Isso poderia ser feito para que o político não precise aguardar os trâmites burocráticos para liberação de verba para a viagem. Ainda não houve, no entanto, nenhuma sinalização da defesa de Cunha nesse sentido.

Cunha está preso no Paraná há 31 meses. E desde a sexta-feira tem a companhia do ex-ministro José Dirceu em sua cela.

Por Globo

Deixe seu comentário