Formulário de Busca

“Fenômeno registrado em Cocos é RESSURGÊNCIA”, diz Geólogo

Segundo Neto, boa parte está constituída de rochas calcárias e por meio dos condutos internos conduz a água até o leito do rio também

Publicado em 12/fevereiro/2019 - 14:39
Local que foi registrado o fenômeno

O geólogo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Anival Leite, afirmou nesta terça-feira (12), que o fenômeno registrado no Rio Itaguari,em Cocos,  no final de semana é algo comum.

De acordo com o relatório técnico, emitido pelo secretário de Meio Ambiente, Agenor Neto, trata-se de um fenômeno natural conhecido como “RESSURGÊNCIA”, o qual acontece devido à recarga das águas de chuva sobre a porção alta a leste, ou seja, um paredão de calcário existente na localidade.

Segundo Neto, boa parte está constituída de rochas calcárias e por meio dos condutos internos conduz a água até o leito do rio também, constituído de calcário onde vem a tona como se fosse uma nascente d’água ou olho d’água como é conhecido na região.

Segundo o geólogo, fenômenos desse tipo serão cada vez mais vistos devido ao grande processo de assoreamento enfrentado pelo Rio Itaguari, como também em outros rios da região oeste do estado da Bahia.

Redação www folhadovale.net

Edição:

Comentários

Fretamento

Eventos

Cartaz dos Festejos de Santa Cruz em Malhada

Cartaz dos Festejos de Santa Cruz em Malhada

Enquete

CBR
© 2010-2018 Folha do Vale - Todos os direitos reservados