Formulário de Busca
FG

Justiça Federal condena três empresários por fraudes em licitação em Pindaí

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF), com base de provas coletadas na "Operação Burla", deflagrada em 2016 contra duas organizações criminosas que atuavam em fraudes e desvio de recursos públicos federais na região.

Publicado em 21/março/2019 - 07:08

Três empresários do município de Pindaí,no sudoeste da Bahia, foram condenados pela Justiça Federal, em Guanambi, no dia 13 de março,por fraudes em licitação realizada em 2009.

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF), com base de provas coletadas na “Operação Burla”, deflagrada em 2016 contra os empresários Júlio César, Josmar Fernandes dos Santos e Leonardo Barbosa Diamantino.

Conforme o MPF, a partir de informações levantadas pela Controladoria Geral da União (CGU), foi instaurado inquérito em 2012 para apurar possíveis fraudes a licitações no município de Pindaí por empresas pertencentes a um mesmo grupo econômico e constituído em nome de laranjas. 

Nas investigações, verificou-se que as fraudes no município faziam parte de um esquema de corrupção que abrangia diversos municípios baianos e envolvia a constituição de empresas de fachada, falsificação de documentos, fraudes ao caráter competitivo de licitações por meio de simulação de disputas e combinação de preços, além de substancial desvio de recursos públicos.

A ação penal se trata do envolvimento dos três empresários em licitação de 2009 que tinha por objeto a contratação de reforma e recuperação de três escolas – Aloysio Short, Jerônimo Borges e Centro Educacional Francisco Teixeira Cotrim – com recursos provenientes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

A denúncia foi feita na época pelo  então vereador e atual prefeito de Pindaí, Ionaldo Prates, sob supostas irregularidades na contratação de empresas para reformas nas unidades escolares. organizações criminosas que atuavam em fraudes e desvio de recursos públicos federais na região.

Redação www folhadovale.net com informação do Bahia Notícias

Edição:

Comentários

Fretamento

Eventos

Festejos de Carinhanha 2019 começa oficialmente nesta sexta-feira (19)

O evento acontece de 19 a 21 de julho, no Parque de Exposições, na cidade de Carinhanha, com entrada gratuita nesta sexta,já nos demais dias quatro quilos de alimentos não perecíveis.

Enquete

Você votaria hoje em quem para prefeito de Candiba?

Nenhuma opção? - 25 Votos


Jarbas ? - 15 Votos


Reginaldo? - 8 Votos


Fábio? - 5 Votos


José Francisco? - 2 Votos


CBR
© 2010-2018 Folha do Vale - Todos os direitos reservados