Formulário de Busca

Malhada: crescem casos de automutilação em escolas da rede municipal

O professor destaca que a automutilação é um pedido de socorro dos jovens que estão passando por dificuldades psíquica ou emocional

Publicado em 06/novembro/2018 - 12:29

Casos de automutilação envolvendo alunos têm sido registrados nos últimos meses, em algumas escolas da rede municipal de ensino, na cidade de Malhada, no sudoeste da Bahia. A incapacidade dos adolescentes de lidar com os próprios sentimentos, preocupa alguns professores que convivem diariamente com os problemas.

A reportagem do portal Folha do Vale ouviu nos últimos dias, alunos, professores, pais e profissionais da área. O portal identificou casos de automutilação no distrito de Canabrava e no povoado do Julião, locais que acontecem com mais frequência.

De acordo com alguns alunos ouvidos pela reportagem, eles usam objetos do cotidiano escolar como estilete, lâmina de apontador e compasso para mutilar seus corpos. A reportagem do portal Folha do Vale, eles disseram que esses instrumentos são usados para aliviar suas angústias, medos, tristezas e conflitos.

Segundo professores que convivem diariamente com o problema, não é difícil identificar o problema nesses alunos, já que são pessoas que ficam insoladas. O professor destaca que a automutilação é um pedido de socorro dos jovens que estão passando por dificuldades psíquica ou emocional. “A gente faz um trabalho de formiguinha para identificar o problema, em seguida encaminhamos para o psicólogo”, disse um professor.

Na manhã desta terça-feira (6), o portal conversou com a psicóloga Tainara Nascimento da Silva Xavier. Segundo ela, o problema foi identificado pela sua equipe, mas em alguns casos eles não querem ser ajudados. Ela afirmou que tem desenvolvido rodas de conversa e palestras com pais e alunos.

“Nossa equipe atende cerca de 120 pessoas por mês, essas pessoas são encaminhadas para outros profissionais”, disse Tainara.

Redação www folhadovale.net

Edição:

Comentários

Fretamento

Eventos

3º Encontro Regional de Economia Popular será realizado em Iuiú

3º Encontro Regional de Economia Popular será realizado em Iuiú

Enquete

Enquete: como você avalia a gestão do Prefeito Rômulo (PT) em Juvenília?






Resultado parcial

© 2010-2018 Folha do Vale - Todos os direitos reservados