Malhada tem Plano de Ação aprovado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)

A informação foi confirmada ao portal Folha do Vale na tarde de segunda-feira (15), pela secretária de Assistência Social Rita Boa Sorte.

Divulgação

O município de Malhada, localizado no Médio São Francisco, foi um dos 257 municípios brasileiros que tiveram o Plano de Ação aprovado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). A informação foi confirmada ao portal Folha do Vale na tarde de segunda-feira (15), pela secretária de Assistência Social Rita Boa Sorte.

Segundo Rita ressaltou ao portal Folha do Vale, sem o plano aprovado as prefeituras terão a suspensão de transferências federais para os Blocos de Financiamento. Conforme ela, uma Portaria da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), publicada em junho, estabeleceu o prazo para os gestores municipais cadastrarem os dados e para os conselhos validarem.

“Após o preenchimento por parte dos gestores municipais, os conselhos terão até dia 30 de setembro para finalizar o processo de avaliação e emissão de parecer”, comentou Rita.

De acordo com Rita, as informações submetidas precisam estar em consonância com o Plano de Assistência Social, aquele com vigência para quatro anos, regulamentado na Lei Orgânica de Assistência Social.

O Plano de Ação é um instrumento de planejamento anual, eletrônico e estratégico para gestão da Política de Assistência Social. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para o fim do prazo para preenchimento das informações, dia 30 de agosto, e mostra a situação atual das prefeituras. A entidade também chama atenção para os números do Fundo Nacional de Assistência Social (Fnas), 4.485 dos Municípios estão com seus Planos de Ação em preenchimento, 80% deles.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário