Membros da CTPPP visitam nascente do Riacho do Ramalho em Feira da Mata

Outra agressão sofrida pela Gruta da Boca da Lapa registra que várias pessoas usam tintas para escrever seus nomes nos paredões de pedras que compõe a estrutura da caverna, alterando por completo o ambiente

Divulgação
Divulgação

A nascente do Riacho do Ramalho localizada na Gruta da Boca da Lapa, município de Feira da Mata, Oeste da Bahia, recebeu na manhã deste sábado (20) a visita dos membros da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos – CTPPP. Adelar Pizzatto e Cléber Oliveira, coordenador e membro respectivamente, além de vistoriarem a nascente, o curso d’água e a mata nas proximidades, se reuniram com moradores da Boca da Lapa ali mesmo, embaixo de uma gameleira.

Na reunião foi debatido o desastre ambiental ocorrido no mês de junho que causou a mortandade de peixes, répteis e aves desde a nascente até um raio de aproximadamente 3 km’s abaixo. Os moradores ainda aguardam o resultado de amostras de água colhidas pelo INEMA para análise.

Além da degradação ambiental, moradores denunciaram que o local está se tornando um ponto de prostituição e consumo de drogas e pediram providências às autoridades. Sacolas plásticas , garrafas de bebidas, latinhas de cerveja e outros dejetos podem ser encontradas por toda área externa e até mesmo dentro da caverna.

Outra agressão sofrida pela Gruta da Boca da Lapa registra que vários pessoas usam tintas para escreverem seus nomes nos paredões de pedras que compõe a estrutura da caverna, alterando por completo o ambiente. Tal prática é crime ambiental que pode dá de um a três anos de reclusão.

Pizzatto e Cléber fizeram anotações e programaram com a comunidade uma nova reunião com a presença de todos os integrantes da CTPPP. O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Feira da Mata Cristiano do Ramalho, também participou da reunião e disse que um Projeto de Lei de sua autoria tornando a área em torno da nascente em um Parque de Proteção Ambiental, já tramita nas comissões da casa e que vai trabalhar pela sua aprovação o mais rápido possível.

Também participou da reunião o Ex-Vereador Mêra que é morador na comunidade e assíduo defensor dos interesses da Boca da Lapa.

A CTPPP é uma instância colegiada e foi criada dentro da estrutura do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente, Riachos do Ramalho, Serra Dourada e Brejo Velho, órgão auxiliar da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, e tem a responsabilidade de analisar, apresentar propostas e examinar matérias de cunho técnico, priorizando sempre a análise de estudos e propostas, de modo a contratar projetos eficientes visando subsidiar decisões de plenárias e garantindo uma boa aplicação dos recursos direcionados à proteção das bacias.

Por Cleber Oliveira

Deixe seu comentário