Secretaria de Saúde Carinhanha inicia termonebulização

A borrifação tem uma eficaz comprovada e assegura que todos os mosquitos sejam eliminados

Mosquito-palha
Mosquito-palha

A Prefeitura de Carinhanha, através da Secretaria de Saúde, inicia nesta quinta-feira (18), o serviço de termonebulização para eliminar focos do mosquito-palha do gênero Lutzomyia pode transmitir ao homem, através de picada, um protozoário do gênero Leishmania. A doença é conhecida como Leishmaniose. A picada costuma de um mosquito-palha costuma doer muito. A doença pode também acometer cães.

Cronograma

Dia 18 de outubro, Pequizeiro 1,às 18h00

Dia 19 de outubro, Alto da Colina, às 18h00

Dia 20 de outubro, São Francisco Setor 1, às 18h00

Dia 21 de outubro, São Francisco Setor 2, às 18h00

Dia 22 de outubro, Sudene Setor 1, às 18h00

Dia 23 de outubro, Sudene Setor 2, às 18h00

Dia 24 de outubro, Centro, às 18h00

Segundo o secretário Alvacir Brito, a borrifação tem uma eficaz comprovada e assegura que todos os mosquitos sejam eliminados.Ele ainda ressalta que o cão não é o vilão da história, mas também vítima.

O secretário afirma que quem propaga a doença é o mosquito palha, que se prolifera em locais úmidos, com acúmulo de material orgânico e lixo. “A população tem papel importantíssimo no combate a esta doença. Vale salientar que o nosso município já registrou seis casos de calazar em humanos, sendo que uma pessoa morreu ( uma adolescente)”,disse ele.

Ao portal Folha do Vale, Brito confirmou quatro casos da doença em 2016, um caso em 2017 e seis casos em 2018. Segundo ele, os casos confirmados são considerados um surto da doença pelo Ministério da Saúde.

O secretário afirmou a reportagem que 660 testes rápidos foram realizados, com 454 positivos para leishmaniose visceral. Para ele, o contingente de 4.900 cães no município dificulta o trabalho dos agentes. Na sede são 1.698 cães, contra 3.202 animais na zona rural.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário