Secretaria de Saúde de Carinhanha atualiza dados de casos de Leishmaniose

O Departamento de Vigilância Epidemiológica intensificou os trabalhos não só na sede, mas também na zona rural

A secretaria de Saúde de Carinhanha atualizou os dados de casos de Leishmaniose em humano, nesta quarta-feira (31). O secretário Alvaci Brito afirmou ao portal Folha do Vale, que os trabalhos foram intensificados nos últimos dias, com sinais positivos.

De acordo com o secretário, o Departamento de Vigilância Epidemiológica intensificou os trabalhos não só na sede, mas também na zona rural.

Relatório

 

Trabalhos realizados com testes rápidos

Casos registrados

2016 – 04

2017 – 01

2018 – 7

Três dos sete casos foi notificado em Guanambi, mas essas pessoas são de Carinhanha, conforme o secretário.

Morte

Em julho, uma adolescente morreu vítima da doença em Carinhanha.

Causa

A Leishmaniose Visceral, conhecida também como Calazar, é uma doença preocupante no Brasil. Ela é causada pelo protozoário parasita Leishmania, que é transmitida pela picada de mosquitos-palha infectados. A doença pode afetar além de cachorros, outros animais e pessoas.

Sintoma

Os sintomas do Calazar são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos. Por ser transmitida de animais para pessoas, é uma doença muito preocupante.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário