Sétimo caso de Calazar humano é confirmado em Carinhanha

Na manhã da última terça-feira (30), Brito afirmou ao portal Folha do vale, que o Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN confirmou o resultado na semana passada

O sétimo caso de Leishmaniose Visceral (Calazar), em humano foi confirmado no município de Carinhanha, conforme afirmou o secretário de Saúde, Alvacir Brito. Ele confirmou a reportagem do Folha do Vale, que o Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN confirmou o sétimo caso na semana passada.

Segundo Brito, desde que foi identificado o primeiro caso de calazar no município, os pacientes iniciaram o tratamento. Ele ainda reafirmou ao veículo, que essas pessoas estão recebendo todo suporte necessário.

De acordo com Brito, os agentes de endemias intensificaram ações para combater o surto de Leishmaniose. Ele destacou que várias ações estão sendo realizadas na cidade, entre elas, borrifação nos bairros onde já foram constatados casos da doença em humanos.

Testes

Cerca de  660 testes rápidos foram realizados, com  mais de 454 positivos para leishmaniose visceral. Para ele, o contingente de 4.900 cães no município dificulta o trabalho dos agentes. Na sede são 1.698 cães, contra 3.202 animais na zona rural.

Casos registrados

2016 – 04

2017 – 01

2018 – 7

Três dos sete casos foi notificado em Guanambi, mas essas pessoas são de Carinhanha, conforme o secretário.

Morte

Em julho, uma adolescente morreu vítima da doença em Carinhanha.

Causa

A Leishmaniose Visceral, conhecida também como Calazar, é uma doença preocupante no Brasil. Ela é causada pelo protozoário parasita Leishmania, que é transmitida pela picada de mosquitos-palha infectados. A doença pode afetar além de cachorros, outros animais e pessoas.

Sintoma

Os sintomas do Calazar são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos. Por ser transmitida de animais para pessoas, é uma doença muito preocupante.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário